2012年8月26日星期日

Inversores de Frequência



Os conversores de frequência, também conhecidos como inversores de frequência, são dispositivos electrónicos que convertem a tensão da rede alternada senoidal, em tensão contínua e finalmente convertem esta última numa tensão de amplitude e frequência variáveis.
A denominação Inversor ou Conversor é bastante controversa, sendo que alguns fabricantes utilizam Inversor e outros Conversor. Inerentemente ao projecto básico de um Conversor de Frequência, teremos na entrada o bloco rectificador, o circuito intermediário composto de um banco de capacitores electrolíticos e circuitos de filtragem de alta frequência e finalmente o bloco inversor, ou seja, o inversor na verdade é um bloco composto de transístores IGBT, dentro do conversor. Na indústria entretanto, ambos os termos são imediatamente reconhecidos, fazendo alusão ao equipamento electrónico de potência que controla a velocidade ou torque de motores eléctricos.
Eles são usados em motores eléctricos de indução trifásicos para substituir os rústicos sistemas de variação de velocidades mecânicos, tais como polias e variadores hidráulicos, bem como os custosos motores de corrente contínua pelo conjunto motor assíncrono e inversor, mais barato, de manutenção mais simples e reposição profusa.
Os conversores de frequência costumam também actuar como dispositivos de protecção para os mais variados problemas de rede eléctrica que se pode ocorrer, como desbalanceamento entre fases, sobrecarga, queda de tensão, etc.
Normalmente, os conversores são montados em painéis eléctricos, sendo um dispositivo utilizado em larga escala na automação industrial. Podem trabalhar em interfaces com computadores, centrais de comando, e conduzir, simultaneamente, dezenas de motores, dependendo do porte e tecnologia do dispositivo.
Os conversores costumam ser dimensionados mais precisamente, pela corrente do motor. O dimensionamento pela potência do motor pode também ser feita, entretanto, a corrente é a principal grandeza eléctrica limitante no dimensionamento. Importante também notar outros aspectos da aplicação, durante o dimensionamento, como por exemplo, demanda de torque (constante ou quadrático), precisão de controlo, partidas e frenagens bruscas ou em intervalos curtos ou muito longos, regime de trabalho, e outros aspectos particulares de cada aplicação. Dentre os diversos fabricantes deste produto, temos uma vasta colecção de catálogos e normas, que devem sempre ser consultados.
Quando o accionamento eléctrico não exige variação da velocidade do motor, querendo-se apenas uma partida mais suave, de forma que limite-se a corrente de partida evitando assim quedas de tensão da rede de alimentação, costuma-se utilizar A RMS ENERGIA tem como missão o fornecimento de quadros e armários eléctricos de baixa tensão e média tensão

A RMS ENERGIA assume a Qualidade como um modo de gestão capaz de assegurar a Excelência do negócio através dos seguintes princípios:
  • Garantir o cumprimento dos requisitos implícitos e explícitos do cliente
  • Produzir em conformidade com as normas e regulamentação de segurança aplicáveis
  • Adoptar como padrão de desempenho: Fazer bem à primeira, ao custo esperado
  • Criar condições para um envolvimento participativo dos intervenientes da organização
  • Fomentar a melhoria continua como forma de assegurar a competitividade sustentada da empresa.

A Direcção Geral da RMS ENERGIA assume a responsabilidade pela adopção da Política da Qualidade acima definida e estabelece como objectivo prioritário para todos os colaboradores a prossecução dos objectivos enunciados.

A Política da Qualidade da RMS ENERGIA concretiza-se através da prossecução dos seguintes objectivos da Qualidade:
  • Manter um eficaz Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2008
  • Melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços fornecidos
  • Fazer evoluir as competências dos seus colaboradores por forma a responder ás expectativas individuais e aos objectivos de desenvolvimento da empresa
  • Melhorar a eficiência global da organização por forma a garantir uma competitividade sustentada

Os objectivos acima fixados são anualmente definidos e explicitados, na sequência do ciclo de revisão do sistema.
Os conversores de frequência têm uma vasta aplicação na indústria de máquinas e processos em geral. Com a capacidade inerente de variar a velocidade de motores eléctricos trifásicos de Corrente Alternada, permitem a aos projectistas, desenvolver máquinas que sem os mesmos, seriam praticamente impossíveis de serem fabricadas.
Os conversores de frequência de última geração, não somente controlam a velocidade do eixo de motores eléctricos trifásicos de corrente alternada, como também, controlam outros parâmetros inerentes ao motor eléctrico, sendo que um deles, é o controle de Torque.
Através da funcionalidade que os microprocessadores trouxeram, os conversores de frequência hoje são dotados de poderosas CPUs ou placas de controlo micro processadas, que possibilitam uma infindável variedade de métodos de controlo, expandindo e flexibilizando o uso dos mesmos. Cada fabricante consegue implementar sua própria estratégia de controlo, de modo a obter domínio total sobre o comportamento do eixo do motor eléctrico, permitindo em muitos casos que motores eléctricos trifásicos de corrente alternada, substituírem servo motores em muitas aplicações. Os benefícios são diversos, como redução no custo de desenvolvimento, custo dos sistemas de accionamento, custo de manutenção.
Muitos conversores hoje, são dotados de opcionais que permitem implementar técnicas de controlo de movimento, manipulação de vários eixos de accionamento, Posicionamento e Sincronismo de Velocidade ou Sincronismo de Posição.
Modernas técnicas de chaveamento da forma de onda de tensão e também da frequência aplicada sobre o estator do motor eléctrico, permitem o controle com excelente precisão, sobre o eixo do motor. Uma das técnicas mais conhecidas é o PWM ou "Pulse Width Modulation". Tais técnicas são sempre aliadas ao modelamento matemático preciso do motor eléctrico. Os conversores de última geração, fazem medições precisas e estimativas dos parâmetros eléctricos do motor, de modo a obter os dados necessários para o modelamento e consequente controle preciso do motor.
Os Conversores de Frequência, por serem dispositivos dotados comummente de uma ponte rectificadora trifásica a diodos, ou seja, trata-se de cargas não lineares, geram harmónicas. Os fabricantes de conversores de frequência disponibilizam filtros de harmónicas, alguns já integrados ao produto, outros opcionais. Existem várias técnicas para filtragem de harmónicas, que vão desde as mais simples e menos custosas, como indutores na barra DC ou indutores nas entradas do conversor, antes da ponte rectificadora, passando pelos rectificadores de 12 ou 18 diodos ou pulsos, utilizando transformadores defasadores até chegar aos filtros activos ou rectificadores a IGBT, para diminuição ou até mesmo eliminação das harmónicas tanto de corrente quanto de tensão eléctrica.

V5-H high performance vector control inverter


V5-H high performance vector control inverter
    
V5 series inverter base on high performance vector control technology platform.
 ◆Vector Control 1:
 Offering excellent vector control performance and insensitive to motor parameters.
 Startup torque: 0.50Hz 180% rated torque
 Speed adjustment range: 1:100
 Speed stabilization precision: ± 0.5%
 0.50Hz controlble motor stable operation with 150% rated torque.
 ◆Vector Control 2 (Without Encoder Speed Feedback):
 Precise speed sensorless vector control technology realizes AC motor decoupling, enabling the DC motorization of operation control.
 Startup torque: 0.25Hz 180% rated torque
 Speed adjustment range: 1:200
 Speed stabilization precision: ± 0.2%
  0.25Hz controllable motor stable operation with 150% rated torque.
Application:
Knitting Machine, compressor, extruding machine, injection machine, motor, braiding machine, pressure fan, forced draught blower, blower, blowing machine, blow molding machine, root's blower, film blowing machine, cutter bar, cut-off machine, slitter, Cutting machine, conveyor, pump, grinder, cluster, glazing machine, polisher, polishing machine, laundry-drier, drying machine, ball crusher, ball grinding mill, drawing machine
VTdrive EMI Filter & Reactor suit for Branding as follows:
ABB, SIEMENS, DANFOSS, VACON, SEW, LENZE, PETER ELECTRONIC, LEISTER, WATT DRIVE, KEB, BONFIGLIOLI, NORD, CAG ELECTRIC MACHINERY, INTECNO, SYCOTEC, KB ELECTRONICS,  TDE MACNO SPA, GEFRAN, CONTROL TECHNIQUES, PEPPERL FUCHS, GRUNDFOS, VEM MOTORS, BR INDUSTRI-ELEKTRONIK, RK ROSE+KRIEGER, CARLO GAVAZZI, LEROY SOMER, VERLINDE, TRANSTECNO, STAHL CRANE SYSTEMS GMBH, MIYACHI, DEMAG CRANES COMPONENTS, ABM, ROSSI, COGNITO QUAM, GE, AIRTECNICS, Delta, Teco, Toshiba, Mitsubishi, fuji, Yaskawa, Hitachi, Omron, Panasonic, HYUNDAI, LS/LG
Key Words / Main Products:
frequency inverter, AC Drives, frequency converters, frequency changers, adjustable speed drives (ASD), adjustable frequency drives (AFD), variable frequency drives (VFD), variable speed drives (VSD), Soft Starters, Soft Stop, Soft Starters for AC Motor, Motor Starters,  Motor Soft Starters, EMI filter, Input EMI Filters, Output EMI Filters, AC Choke, AC Reactor, Input AC Choke, Output AC Choke, Input AC Reactor, Output AC Reactor, DC Choke, DC Reactor, Input DC Choke, Output DC Reactor, Input DC Reactor, HMI, Human Machine Interface,PLC,Programmable Logic Controller, Servo Drive, Servo Motor, Servo Motor & Drive, Servo Motor & Drive System

没有评论:

发表评论