2012年8月26日星期日

Como trabalhar a curva V-Hz no inversor de freqüência


Para entender como podemos usar a relação V/Hz (tensão/freqüência) do inversor de freqüência devemos revisar como ele gera e controla a tensão de saída (praticamente independe da tensão de entrada).
Gleston Fonseca de Castro

Já é fato bastante conhecido que o inversor de freqüência usa a técnica de geração de tensão PWM para controlar a velocidade do motor de indução. Também mantém a relação V/Hz no acionamento para no conjugado no motor. Porém, dependendo do nosso objetivo, esta relação pode ser utilizada de várias formas e, este recurso, tem sido pouco empregado. 

Na figura 1 temos um desenho simplificado do circuito interno de um inversor e podemos verificar que os transistores IGBT são usados para conectar o barramento de Corrente Contínua em cada uma das saídas de Corrente Alternada que alimenta o motor .


F1

Este circuito pode ser utilizado de diversas formas, porém, no acionamento de um motor de indução, ele é controlado de maneira a gerar em cada fase de saída uma tensão pulsada, a partir da tensão do barramento DC (que já deve estar estabilizada pelo banco de capacitores internos). Para variarmos a velocidade do motor, esta tensão deve ser modulada em dois parâmetros que a caracterizam: o valor eficaz e a freqüência . 

没有评论:

发表评论