Os variadores de velocidade electrónicos são dispositivos que controlam a velocidade de rotação de um motor eléctrico de corrente alternada por meio do controlo da frequência fornecida ao motor, e que por isso permitem o seu uso para poupar energia. Estes dispositivos são amplamente utilizados no accionamento de motores em aplicações de ventilação, bombagem, elevadores e transportadores.
O binário do motor eléctrico varia sensivelmente com o quadrado da velocidade de rotação sendo que a potência varia com o cubo desta. Por este facto infere-se que se consegue uma grande redução de potência com uma pequena redução de velocidade. Um motor consumirá apenas 25% da energia a metade da velocidade nominal.
Os motores eléctricos assíncronos têm rendimentos máximos em regimes de carga superiores a 90% no entanto o rendimento baixa substancialmente a carga parcial. Por esse facto, consegue-se optimizar o rendimento do motor ajustando a velocidade do mesmo ao regime de carga e consequentemente melhorar significativamente o factor de potência.
O variador constitui um consumidor de energia, pelo que a sua utilização deve ser ponderada tendo em consideração a existência de cargas variáveis, arranques frequentes e o custo do investimento. Em muitas situações pode ser mais vantajosa a instalação de arrancadores suaves e/ou o investimento em motores mais eficientes. Os variadores de velocidade devem ser utilizados em processos onde há variação da carga do sistema, implicando que a potência requisitada ao motor eléctrico não seja constante.
Deverá ainda considerar-se a necessidade de instalação de filtros de harmónicas, fenómeno intrinsecamente associado aos variadores de velocidade e com impactes negativos na qualidade da energia consumida na instalação.
A DHV possui competências e know-how, recorrendo a especialistas e tecnologias avançadas na área da consultadoria da manutenção, que permite realizar diagnósticos e implementar soluções com vista a alcançar os objectivos pretendidos.
Quer poupar energia? Consulte-nos!
Os motores eléctricos assíncronos têm rendimentos máximos em regimes de carga superiores a 90% no entanto o rendimento baixa substancialmente a carga parcial. Por esse facto, consegue-se optimizar o rendimento do motor ajustando a velocidade do mesmo ao regime de carga e consequentemente melhorar significativamente o factor de potência.
O variador constitui um consumidor de energia, pelo que a sua utilização deve ser ponderada tendo em consideração a existência de cargas variáveis, arranques frequentes e o custo do investimento. Em muitas situações pode ser mais vantajosa a instalação de arrancadores suaves e/ou o investimento em motores mais eficientes. Os variadores de velocidade devem ser utilizados em processos onde há variação da carga do sistema, implicando que a potência requisitada ao motor eléctrico não seja constante.
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Info: Simon Fan (simon.fan@vtdirve.com)
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